Menu

Instalar energia solar e gerar a própria eletricidade é o sonho de consumo de muitas empresas e pessoas físicas.
A boa notícia é que você pode fazer isso o quanto antes. Afinal, bons motivos não faltam!
Por isso, para te ajudar a tomar essa decisão, separamos 7 fatores que mostram o porquê você precisa instalar energia solar.

1. Você pode diminuir drasticamente a sua conta de energia

Ao instalar energia solar, dependendo da capacidade de geração que você adquiriu, saiba que é possível chegar a uma economia de até 95% da conta de luz.
A conta só não irá zerar, porque você continua pagando alguns encargos, já que o sistema permanece ligado à concessionária de energia da sua região.
Essa é uma das principais vantagens da energia solar: a grande economia financeira. Sobra dinheiro para outros investimentos, seja para negócios, para a sua casa ou para o lazer.
Além disso, existe a vantagem emocional de poder desfrutar de todo o conforto que desejar, utilizando um sistema que não agride o meio ambiente e nem o seu bolso.

2. Você monitora a produção e o consumo de energia solar em tempo real

Esse é um ponto que nem todos sabem: é possível monitorar em tempo real a produção de energia solar em seu computador ou dispositivo móvel.
Isso é ótimo para pessoas físicas monitorarem o consumo de eletricidade; porém, é ainda mais fundamental para empresas, indústrias e propriedades rurais.
Os relatórios produzidos pelo sistema fotovoltaico ajudam no monitoramento do ROI, na conferência de dados, na identificação de problemas e na tomada de decisão em relação ao consumo de energia do empreendimento.

3. Ao instalar energia solar, o seu imóvel fica mais valorizado

Se pensarmos nos constantes aumentos na conta de energia no Brasil, todo investimento que nos faz economizar nesse quesito é sempre bem-vindo.
Por isso, instalar energia solar faz com que o imóvel fique mais valorizado no mercado – e isso é ótimo se você investe no mercado imobiliário ou se pretende alugar ou vender o seu imóvel no futuro.
Os usuários do imóvel saberão que economizarão na conta de luz, e, por isso, estarão mais dispostos a pagar por um empreendimento que já conta com essa garantia.

4. Você pode ter créditos de energia junto à concessionária da região

Quando a sua energia solar produzir mais eletricidade do que o imóvel foi capaz de consumir, esse extra é injetado na rede da concessionária da sua região.
Então, quando você precisar utilizar esse excedente, ele retorna para você em forma de créditos em kWh (quilowatt-hora), que você pode gastar em até 60 meses.
Esse sistema de compensação de créditos é chamado de Net Metering.

5. A manutenção da energia solar é simples e a vida útil é longa

Ao instalar energia solar, saiba que o sistema tem uma vida útil que pode chegar a 30 anos. Isso mesmo: três décadas gerando eletricidade de forma sustentável.
E é aí que muita gente pensa que manter toda essa vida útil é caro – mas é justamente o contrário. A manutenção preventiva da energia solar é muito simples e acessível. Aliás, de um modo geral, ela se resume na limpeza periódica dos painéis e na verificação dos demais dispositivos.

6. Instalar energia solar faz bem para o meio ambiente

A energia solar faz bem para você, mas também para o meio ambiente. Afinal, o Sol é uma fonte de energia renovável e limpa – ou seja, ele não é um recurso escasso e não é poluente.
E não há nada melhor para a sua casa e para a sua empresa do que poder desfrutar desse tipo de energia, sabendo que a natureza não está sendo prejudicada.
Aliás, falando em empresas, ao instalar energia solar, elas podem investir no chamado marketing verde, atraindo consumidores mais conscientes e aumentando o valor da sua marca, já que ela passa a ter mais responsabilidade ambiental.

7. Existem várias linhas de financiamento específicas para instalar energia solar

Por fim, existem duas boas notícias ao instalar energia solar: a primeira é que os custos de instalação do sistema vêm caindo nos últimos anos, tornando a tecnologia mais acessível.
A segunda notícia são as diversas linhas de financiamento, que são específicas para energia solar e estão disponíveis para pessoas físicas e jurídicas.
Com taxas de juros menores e bons prazos de carência, muita gente começou a instalar energia solar por conta desse tipo de financiamento.
No próximo post, reunimos as principais linhas de crédito para você tomar a decisão de investir no sistema fotovoltaico ainda hoje!