Buscar

Energia verde: por que investir na sua empresa?

A energia verde não é mais um diferencial para a empresa, mas um investimento importante e estratégico para o seu crescimento.



Neste artigo, vamos falar sobre um tema importante e até estratégico para o crescimento da sua empresa: o investimento em energia verde.

Integrar a sustentabilidade na rotina dos empreendimentos não é mais uma novidade; agora, é algo que tem sido cada vez mais prioritário por empresários mundo afora, incluindo o Brasil.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das quase 40 mil empresas entrevistadas, 40% delas realizaram investimentos que resultaram em impactos ambientais positivos entre os anos de 2015 e 2017, sendo a energia renovável integrante da lista de realizações.

Por isso, entenda mais sobre o que é energia verde e quais são os benefícios que ela pode trazer ao seu empreendimento, independentemente do porte ou nicho de atuação!

O que é energia verde?

Energia verde é um tipo de energia que gera impactos mínimos sobre o meio ambiente, tanto em sua fonte de geração quanto em sua forma de produção e instalação.

Outras duas características que definem uma energia verde são:

  1. é uma energia proveniente de fontes renováveis e encontradas na natureza em uma escala de tempo humana (isso porque o carvão e o petróleo também são provenientes da natureza, mas levam milhões de anos para se renovarem, ao contrário do vento ou do Sol);

  2. é uma energia que é facilmente encontrada e instalada no mundo todo, incluindo em lugares remotos que não possuem eletricidade.

Além disso, a energia verde também precisa ser economicamente viável para a sociedade, sendo fonte limpa, geradora de economia e estímulo ao desenvolvimento social. A energia solar, por exemplo, já foi responsável pela criação de 180 mil empregos no Brasil desde 2012.

Portanto, são considerados tipos de energia verde:

  • Energia solar: proveniente da luz do Sol;

  • Energia eólica: proveniente da força dos ventos;

  • Energia hídrica: proveniente da força das águas (aqui cabe uma ressalva: mesmo sendo uma fonte limpa, a construção de usinas hidrelétricas ainda pode gerar impactos socioambientais);

  • Biomassa: proveniente da queima de materiais orgânicos, como bagaço de cana-de-açúcar, álcool, óleos vegetais, palha de arroz, madeira, etc.;

  • Energia geotérmica: proveniente do calor interno da terra;

  • Energia maremotriz: proveniente da força das ondas do mar.

Leia também: Como calcular o retorno da energia solar para empresas e pessoas físicas.

Quais são as vantagens da energia verde na empresa?

Depois de entender o que é energia verde, vamos saber como ela, de fato, pode beneficiar as empresas.

Existem, pelo menos, três vantagens principais.

1. A energia verde estimula a cultura de inovação e preservação

Em primeiro lugar, empresa que investe em energia verde consequentemente investe na preservação do meio ambiente.

E mais do que isso: ela pensa a longo prazo na utilização consciente e sustentável dos recursos energéticos para manter sua produtividade também a longo prazo. Ou seja: ela pensa no presente, mas sem descuidar do futuro.

Além disso, cria-se dentro da empresa uma cultura de inovação, já que trabalhar por meio de uma energia limpa também estimula que outros hábitos sejam incorporados no ambiente corporativo, gerando criatividade e contínuo esforço por otimização.

2. A energia verde fortalece a marca no mercado

As pessoas tendem a valorizar marcas que levam a sério as questões sustentáveis. E, como sabemos, as pessoas não compram das empresas apenas pelo preço. Elas compram pelo valor que a marca tem para elas, o que inclui confiança, qualidade, atendimento, relacionamento com o cliente, etc.

A energia verde, portanto, é uma grande aliada nas ações de branding (gerenciamento da marca), ajudando a atrair o público que prioriza consumir de empresas que valorizam processos produtivos com impactos reduzidos.

3. A energia verde faz a empresa economizar

A energia verde gera um impacto bastante positivo nas finanças das empresas. Afinal, a utilização de tecnologias sustentáveis tornam os processos mais otimizados e inteligentes, evitando pequenos desperdícios que se transformam em grandes gastos.

A energia solar, por exemplo, pode fazer com que a empresa economize até 95% na conta mensal de luz. Imagine o que essa economia significa para estabelecimentos e escritórios que precisam utilizar equipamentos tecnológicos, climatização e outros aparatos para se manterem funcionando?

Como começar a investir em energia verde na empresa?

Comece mudando a forma como a energia elétrica é gerada em sua empresa. Ou seja, comece produzindo a própria energia por meio de uma fonte limpa e renovável, como é a energia solar.

A energia solar é um sistema que garante um retorno rápido se comparado ao tempo de vida útil do sistema: ele dura 25 anos em sua potência máxima de geração e pode chegar a 50 anos em potência reduzida.

Quer saber mais detalhes sobre como começar a investir em energia solar em sua empresa? Então fale agora mesmo com a equipe da Reevisa. Podemos te ajudar a simular o quanto de retorno (financeiro e socioambiental) você pode ter em seu negócio.


0 visualização
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar