Buscar

Energia solar fotovoltaica: como fazer a manutenção do sistema?


Talvez você possa imaginar que investir em energia solar fotovoltaica, para produzir a própria eletricidade, exige uma manutenção difícil e cara, certo?


Pois saiba que é justamente o contrário. Além da vida útil do sistema ser de 30 anos (podendo até ultrapassar esse período), a manutenção é simples e acessível.


Vamos entender melhor no artigo de hoje!


Por que a energia solar fotovoltaica precisa de manutenção?

Antes de explicarmos como funciona a manutenção da energia solar, vamos entender a razão de realizá-la.


Bom, a manutenção nada mais é do que preservar o sistema para que ele funcione corretamente e gere a energia necessária para alimentar o imóvel.


Por isso, ao cuidar preventivamente do sistema, você reduz os gastos com necessidades de eventuais reposição de equipamentos ou reparos.


Uma simples limpeza nos painéis solares, por exemplo, garante que ele funcione com a eficiência máxima – e você continua economizando em sua conta de luz. Aliás, lembre-se que com a energia solar fotovoltaica, você pode economizar até 95% na fatura.


Leia também: Conheça os tipos de painéis solares e quais são os mais utilizados.


Os tipos de manutenção da energia solar fotovoltaica

Existem dois tipos importantes de manutenção que devem ser realizadas no sistema fotovoltaico. Além disso, a periodicidade para essas manutenções também não é pequena, tudo depende das condições que os painéis apresentam.


Então, vamos conhecer os tipos de manutenção?


Manutenção preventiva

A realização preventiva da energia solar fotovoltaica diz respeito simplesmente à limpeza dos painéis solares.


Essa limpeza deve ser feita a cada 4 ou 6 meses, conforme a região em que os módulos estão instalados e eis o fato: não é caro. De forma geral, isso pode representar apenas 1% do valor do seu investimento inicial no sistema.


Os painéis precisam estar livres do acúmulo de poeira, poluição, excrementos de animais, folhas e galhos de árvores, etc. Isso é necessário porque além de proteger os equipamentos de avarias, também evita que o sistema gere menos energia, já que a luz do Sol penetra com mais dificuldades nos painéis.


Geralmente, a chuva já limpa os painéis – por isso em locais onde chove com mais frequência, a limpeza manual pode ser feita a cada 6 meses.


A limpeza geralmente é feita apenas com água, detergente neutro, esponja ou pano de cerdas macias, mas a empresa que instalou o sistema pode sugerir outro produto. É importante que o jato de água não seja forte para não afetar as placas.


Caso os seus painéis de energia solar fotovoltaica estejam localizados em telhados, é melhor contar com uma equipe especializada para a limpeza, pois ela garantirá que todas as normas de segurança sejam respeitadas.


Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela feita caso a energia solar fotovoltaica esteja apresentando algum problema – como a baixa produção, que geralmente é corrigida com a limpeza das placas, por exemplo.


No entanto, se a manutenção preventiva estiver sendo realizada periodicamente, a manutenção corretiva dificilmente ocorre.


E então? Gostou de saber que a manutenção da energia solar fotovoltaica é simples?


Aqui na Reevisa, nós oferecemos um Plano de Manutenção Preventiva, para que você não se preocupe com essa tarefa e possa contar com uma equipe realmente especializada em todos os procedimentos.


Confira aqui mais detalhes e solicite o seu orçamento!


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar