Energia solar ultrapassa energia nuclear no Brasil

27/05/2019

Felizmente, o mundo está cada vez mais consciente sobre questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, o que fez com que nesse ano (2019) a energia solar ultrapassasse a energia nuclear aqui no Brasil.

A energia solar atingiu a marca de 2 mil megawatts (MW) de potência operacional no Brasil conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional). Hoje a energia solar é responsável por 1,2% da matriz elétrica do país, ultrapassando a energía nuclear, que com 1990 MW de potência operacional, é responsável também por 1,2% da matriz nacional.

 

 

Outras energias

 

A energia solar está crescendo cada vez mais no Brasil, ficando em 7º lugar no ranking de fontes mais utilizadas, que são:

 

1º Hídrica

2º Biomassa

3º Eólica

4º Gás Natural

5º Petróleo

6º Carvão Mineral

7º Solar Fotovoltaica

 

A energia solar está operando em praticamente todas as cidades do Brasil, em residências e empresas, porém, grandes usinas solares, que abastecem bairros ou cidades inteiras estão operando em 9 estados brasileiros, com destaque para Bahia, Minas Gerais e Piauí.

 

Energia sustentável vs Energia retornável

 

Grande parte das fontes de energia do Brasil já são "verdes", ou seja, não agridem tanto o meio ambiente quanto métodos menos naturais, como a energia nuclear. Porém, não devemos confundir energia retornável com sustentável! Por mas que a energia hídrica seja a maior fonte do Brasil e não seja poluente, ela não é sustentável, pois impactam o ecossistema e prejudicam espécies de plantas e animais no local em que é instalada e em suas proximidades também, além de terem impacto social negativo também, pois prejudica a sociedade ribeirinha e em muitos lugares para a construção de uma usina hidrelétrica é necessário solicitar a saída dos cidadãos do local e proximidades, seja por questões de segurança ou porque a água irá ocupar ocupar aquele lugar.

Já a energia sustentável, além de não ser poluente, não causa impactos no ecossistema e na sociedade. Em relação à energia eólica, único “problema” que pode acontecer é o impacto visual, pois os moinhos de vento são grandes e necessitam de lugares abertos para funcionar. O mesmo se aplica para a energia solar, mas em apenas alguns casos, pois a maioria dos sistemas fotovoltaicos são pequenos e discretos, e por serem instalados em telhados não interferem em nada.

 

Energia solar no Brasil

 

Existem milhares de benefícios em relação a energia solar, que variam desde econômicos e ambientais até sociais, entre eles: - Casas com sistema fotovoltaico são mais valorizadas - Diminui a necessidade de utilizar outras fontes de energia que são mais caras e causam danos ao meio ambiente - A indústria solar gera milhares de empregos - Não polui, não faz barulho e é infinita.

 

Para a nossa sorte e do nosso planeta também, a energia solar tem se tornado cada vez mais popular e está presente em diversas empresas e residências, com tendência à crescer e ultrapassar outros métodos retrógrados de geração de energia.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Curta este Post
Please reload

POSTS EM DESTAQUE

Energia Solar e Agronegócio, parceria que dá certo!

26/09/2019

1/8
Please reload

POSTS RECENTES