Qual é a diferença entre a Energia Solar On Grid e Off Grid?

29/01/2019

 

Hoje em dia, felizmente, a energia solar está se tornando cada vez mais conhecida, popular e se tornando um item indispensável para muitas pessoas. Porém, na hora de adquirir os seus painéis, se deparam com a seguinte questão: “qual sistema fotovoltaico utilizar? On grid ou off grid?”. A pergunta pode assustar de início, mas garantimos para você que é muito simples de entender a diferença entre a energia solar on grid e off grid.

 

On grid

 

No sistema on grid (“na grade”, em tradução livre), o sistema fotovoltaico instalado fica conectado a rede de distribuição de energia pública, tornando possível duas possibilidades:

  1. Se o sistema produzir mais energia do que a residência/empresa consumir, a energia volta para a rede pública e vira crédito de energia, que pode ser utilizado em até 5 anos. Esse crédito funciona como se você estivesse “emprestando energia” para a rede pública, e poderá consumi-la em outra oportunidade.

  2. Se o sistema consumir mais energia do que produzir, a rede pública fornece a energia restante necessária, que será cobrada mensalmente na conta de luz, porém, com a utilização do sistema fotovoltaico o valor da mesma é reduzido drasticamente na maioria dos casos.

Na hipótese do sistema não produzir energia o suficiente no mês em questão, caso nos meses anteriores tenha sido gerado um crédito de energia, ele será utilizado e então não haverá custo para utilizar a energia pública, pois será como se a rede estivesse “devolvendo o que você emprestou”.

 

Off Grid

 

No sistema off grid (“fora da grade”, em tradução livre), o sistema fotovoltaico instalado não tem conexão com a rede pública, sendo assim, não é necessário pagar conta de luz, mas  necessita de um banco de baterias para armazenar o excesso de energia gerada para que o ambiente se mantenha funcional mesmo em momentos em que não seja possível a produção da energia, por exemplo, durante a noite.

Todo o excedente de energia produzida é armazenado nas baterias, e o prazo para a utilização da mesma depende do modelo de bateria instalado junto ao sistema fotovoltaico

 

Como escolher entre on grid e off grid?

 

Em resumo, o sistema on grid fica ligado à rede pública, enquanto o off grid é 100% independente. Sendo assim, a utilização do sistema on grid é mais comum e também indicada para áreas urbanas e de fácil acesso à rede de energia pública, enquanto o sistema off grid é recomendado para áreas remotas, rurais e em casos onde a conexão com a rede pública não seja uma opção.  

Também é importante lembrar do seguinte: o sistema on grid depende do funcionamento da rede pública para funcionar, então, caso ocorra alguma falha elétrica na rede pública e sua rua, bairro ou cidade vier a ficar sem energia você também ficará, mesmo produzindo sua própria energia, pois depende da rede pública para utilizá-la. já no sistema off grid, como é 100% independente, você não sofre com a falta da energia pública, mas corre o risco de ficar sem ela caso ocorra algum dano no seu sistema ou em épocas de escassez de luz solar para abastecer as baterias.

 

Todos os casos são únicos e não existe uma regra padrão para escolher o sistema correto a se utilizar, por isso, para que não ocorram erros e a energia solar possa servir a você da melhor maneira possível, recomendamos que entre em contato com um profissional da área para que juntos possam identificar os pontos positivos e negativos de cada sistema para que façam a escolha correta de qual sistema utilizar.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Curta este Post
Please reload

POSTS EM DESTAQUE

Energia Solar e Agronegócio, parceria que dá certo!

26/09/2019

1/8
Please reload

POSTS RECENTES