Buscar

O que é uma Usina de Solo e qual seu papel em sistemas solares fotovoltaicos?


O tema deste artigo é muito importante e representa a solução para muitos imóveis que desejam instalar energia solar: a usina de solo.

Eis o cenário: você tem uma alta demanda de consumo de energia elétrica, quer instalar energia solar para economizar, mas não tem espaço suficiente no telhado para os painéis.

Nesse caso, muita gente acredita que não é possível usufruir de todas as vantagens que um sistema fotovoltaico pode proporcionar – como, por exemplo, a redução de até 95% na conta de luz.

Mas com a usina de solo (também chamada de “estrutura de solo”) a realidade é outra; por meio dela, todos os imóveis residenciais, comerciais, industriais ou rurais podem aderir à energia solar e terem o devido retorno.

Vamos entender melhor sobre este assunto agora mesmo!

O que é uma usina de solo?

Além de “estrutura de solo”, a usina de solo também é conhecida por outros nomes, como "usina solar" ou "parque solar".

O conceito é muito simples. Trata-se da instalação dos painéis solares no solo ao invés de serem instalados no telhado da propriedade.

Vamos a um exemplo prático. Vamos supor que você seja proprietário de uma padaria, que, certamente, apresenta um alto consumo de eletricidade. Afinal, são muitos aparelhos elétricos que precisam ficar ligados durante o dia e durante a noite.

Por isso, você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico para a produção de energia solar, pois sabe que essa tecnologia permite uma eletricidade limpa, renovável e altamente econômica.

Mas, em termos de estrutura física, a padaria tem um telhado pequeno – o que impede que seja instalada a quantidade certa de painéis solares que, juntos, produzirão a quantidade mais adequada de energia para suprir a demanda.

A usina de solo entra justamente para suprir essa carência de espaço no próprio imóvel. Na prática, você pode instalar a energia solar em um terreno que esteja localizado na mesma área da distribuidora de energia da sua região – para que o sistema seja interligado à rede pública, gerando mais economia.

Quais as vantagens da usina de solo?

  • A usina de solo é ideal para quem deseja investir em energia solar para suprir uma alta demanda de energia, mas não tem espaço suficiente no telhado.

  • Como os painéis são instalados em uma área aberta (um terreno), eles já são direcionados para o Norte, onde ocorre um maior índice de radiação solar, garantindo maior eficiência.

  • Com maior eficiência, consequentemente serão necessários menos painéis solares, fazendo você economizar nos custos de instalação e manutenção.

  • Na usina de solo, também existe a possibilidade dos painéis serem fixos com os chamados "trackers", permitindo que eles acompanhem automaticamente o movimento do Sol.

  • Com o sistema da usina de solo conectada à distribuidora de energia, você pode aderir ao Net Metering, que te fornece créditos de energia sempre que o sistema produzir mais do que a demanda.

  • Com a usina de solo, também é possível aderir à chamada energia compartilhada, onde você pode se unir a outras unidades consumidoras em forma de consórcio ou cooperativa para que, juntos, vocês compartilhem o mesmo sistema de energia solar.

  • A usina de solo permite que você aproveite todas as vantagens da energia solar, cuja vida útil do sistema é de, pelo menos, 30 anos.

Leia também: Energia solar é cara? Quanto custa investir em energia fotovoltaica?

Quem pode aderir à usina de solo como fonte de energia solar?

Todos os imóveis residenciais, rurais, comerciais e industriais que possuem alta demanda de consumo, mas pouco espaço no telhado, podem aderir à usina de solo.

Aqui na Reevisa, temos um case de sucesso da instalação de uma usina de solo na cidade de Turvo (SC).

O Mercado do Nego queria economizar na conta de energia, mas não tinha área suficiente no telhado para a instalação dos painéis.

A solução, portanto, foi a criação da usina de solo em um terreno que fica a 14 km de distância do estabelecimento. Foram instalados 180 módulos solares que geram uma economia de quase R$ 45 mil por ano.

Por fim, é importante lembrarmos que a usina de solo precisa ser instalada em terrenos com as devidas autorizações dos órgãos competentes.

Por isso é muito importante que você contrate o sistema fotovoltaico de uma empresa qualificada e com experiência, já que ela também precisará lidar com a parte burocrática da instalação.

Nesse caso, conte com a equipe da Reevisa. Para começar, acesse o nosso simulador 100% gratuito e sem compromisso para você ter uma ideia de quanto você pode economizar com a energia solar em seu imóvel.


27 visualizações
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar