Buscar

Energia solar no Brasil: como evitar o sombreamento dos painéis


A energia solar no Brasil é privilegiada. Afinal, temos Sol em abundância na maior parte do ano, fazendo com que haja muita produção de eletricidade.


Mas se você pretende investir nessa tecnologia, ou já investiu, precisamos esclarecer uma dúvida importante: como evitar o sombreamento dos painéis, algo que compromete a produção de energia?


Vamos lá!


O que é o sombreamento dos painéis solares?

Quando vamos instalar energia solar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, vários fatores são considerados na hora de definir a melhor localização e posição dos painéis solares.


Um desses fatores é a incidência de radiação solar. Afinal, para gerar energia, as placas solares precisam receber a luz do Sol em toda a sua área de extensão.


Lembre-se que os painéis solares são feitos por células de materiais semicondutores de energia. Isso significa, portanto, que cada célula precisa receber a luz solar para ser ativada.


E mesmo que a energia solar no Brasil seja abundante por conta do nosso clima predominante, um dos cuidados que precisamos tomar é em relação aos sombreamento dos painéis.


O sombreamento é quando existe uma interferência que provoque sombras nas placas. Existem vários tipos de sombreamentos, como:


  • Sombreamento direto: quando a origem do sombreamento está bem perto das placas, impedindo ou dificultando a correção.

  • Sombreamento da própria placa: quando uma placa se sobrepõe a outra, provocando sombras.

  • Sombreamento permanente: pode ser provocado por edificações, árvores, vegetação, postes, antenas, etc.

  • Sombreamento temporário: pode ser causado por nuvens, queda de folhas de árvores, acúmulo de poeira nas placas, excremento de animais, neve, etc.


Também não podemos nos esquecer do sombreamento natural que pode ocorrer por conta da posição do Sol ao longo do dia.


Conforme as horas passam e o Astro vai mudando de posição, isso pode ocasionar sombras nas placas.


As consequências do sombreamento para a energia solar no Brasil


O sombreamento dos painéis solares pode causar duas consequências para o sistema fotovoltaico de energia solar no Brasil.


A primeira delas é a diminuição da eficiência do sistema. Se eletricidade é gerada por conta da radiação solar (a luz do Sol) que incide diretamente nos painéis, se existem áreas de sombras, o sistema passa a gerar menos energia para o imóvel.


E a segunda consequência também é complicada: o sombreamento pode danificar os painéis solares.


Imagine um painel onde a metade dele está com sombra e a outra metade está recebendo a luz solar.


Os raios de Sol que estão na metade do painel acabam provocando um efeito na área sombreada: eles se dissipam como calor – aquecendo o painel, pois se uma célula solar está com sombra, ela está inversamente polarizada e acaba atuando como uma carga que converte energia em calor.


Vale lembrar que não é o calor que gera energia solar, mas apenas a luz solar. Isso significa que os painéis não ficam superaquecidos. Se isso ocorrer (como no caso do sombreamento), as placas podem ser seriamente danificadas.


Como evitar o sombreamento dos painéis?


Invista em um projeto de instalação de energia solar

Toda empresa séria de energia solar no Brasil realiza a etapa de planejamento técnico antes de instalar o sistema no imóvel.


Os técnicos analisarão todas as características da área e também da geografia do local, incluindo a trajetória do Sol desde o nascer até o pôr, entendendo como a luz se comporta – aliás essa análise tem o nome de cálculo do sombreamento.

Com isso, os painéis poderão ser instalados com o melhor ângulo e no melhor local do terreno ou do telhado para aproveitar ao máximo a luz solar.


É importante dizer que podem existir casos em que não seja possível evitar as sombras nos painéis. No entanto, isso também será levado em consideração no projeto e os técnicos o desenvolverão de forma que a eficiência energética não fique prejudicada.


Considere adquirir módulos half cell

Já falamos aqui neste post sobre os módulos half cell. Esse tipo de painel vem sendo muito utilizado na energia solar no Brasil porque ele "se divide em dois", como podemos ver na imagem abaixo:





Além dos painéis half cell serem mais eficientes, eles podem diminuir em até 50% o efeito das sombras.


Isso é possível porque cada grupo de células dos módulos trabalham de forma independente – e se um grupo está sombreado, não prejudica o grupo que está com incidência de radiação solar.






Faça manutenção e observação periódica

A manutenção preventiva no sistema de energia solar no Brasil é algo fundamental para preservar ao máximo a eficiência dos painéis. Uma simples limpeza pode retirar poeira e excrementos de animais, que provocam áreas de sombreamento.


Além disso, sempre fique de olho no entorno. Árvores podem crescer, novas edificações podem surgir e, nesses casos, é importante ficar de olho em possíveis áreas de sombreamento nos painéis.


Se isso ocorrer, basta chamar a empresa para avaliar o que pode ser feito – como um reposicionamento dos módulos ou a poda da árvore, por exemplo.


Agora que você já aprendeu mais detalhes sobre a importância de evitar o sombreamento dos painéis, está na hora de entender o funcionamento do sistema em cada estação do ano.





37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar