Menu

Não é surpresa para os empresários que a conta de energia consome uma fatia considerável dos custos mensais.

Afinal, sejam grandes, médios ou de pequeno porte, os empreendimentos precisam manter equipamentos ligados e/ou alimentos refrigerados, luzes acesas durante o expediente, ar-condicionado e outros eletroeletrônicos que consomem energia.

E se não é possível cortar essa despesa, reduzi-la é uma tarefa fundamental. A seguir, confira algumas dicas práticas.

Organize o ambiente de trabalho para aproveitar a luz natural

Pode parecer uma dica clichê, mas faz toda a diferença aproveitar a luz natural que entra pelas janelas da empresa para reduzir a conta de energia.

Isso diminui o tempo de lâmpadas acesas e também a necessidade de serem muito potentes.

Por isso, organize as mesas de trabalho para que os funcionários fiquem mais próximos das janelas e elimine divisórias desnecessárias para que todos aproveitem essa luz.

Pinte as paredes da empresa com cores claras

Você sabia que as tonalidades das paredes interferem diretamente na propagação da luz natural e na absorção de calor nos ambientes?

Nesse sentido, as cores claras absorvem menos calor e conseguem refletir mais a luz do ambiente, o que resulta da diminuição do uso de lâmpadas e de aparelhos de climatização com temperaturas muito baixas.

A conta de energia da empresa agradece!

Verifique se as instalações elétricas da empresa estão em dia

Durante os trabalhos de manutenção e inspeção das instalações elétricas, o profissional especializado pode descobrir a necessidade de algum ajuste ou reforma.

Sabe uma situação simples e que precisa ser resolvida? O uso daquelas tomadas “T” (tomadas benjamim) para ligar vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo. Mesmo que isso não signifique um aumento no consumo de energia, o fato é que resulta em uma sobrecarga que pode provocar até incêndios.

Troque as lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas de LED

Essa dica é bem utilizada, mas você já colocou em prática na sua empresa?

As lâmpadas de LED realmente ajudam a reduzir a conta de luz, pois elas consomem menos energia, são 30% mais eficientes e têm a vida útil bem maior se comparadas com as lâmpadas fluorescentes.

No entanto, sempre escolha o tipo mais adequado, pois existem vários tipos de potências para lâmpadas LED.

Revise todos os equipamentos da empresa

Máquinas mal reguladas, descalibradas e com baixo desempenho podem indicar o aumento do consumo de eletricidade para mantê-las funcionando.

Por isso, revise esses equipamentos e troque-os, se for o caso. Outra dica é investir em aparelhos que tenham o selo Procel A de energia, que indicam que eles são mais eficientes e que consomem menos energia.

Conscientize os colaboradores para que todos ajudem a reduzir a conta de energia

De nada adianta você realizar todos esses investimentos para reduzir a conta de energia se os colaboradores não ajudam com bons hábitos.

Então, vale muito a pena conscientizar a todos, informando sobre procedimentos a serem feitos para que haja uma cultura voltada à sustentabilidade.

Espalhe cartazes, envie e-mails informativos e oriente a todos por meio de palestras sobre o tema. Aliás, incentive os colaboradores para que tomem essas medidas em suas casas!

Invista em energia solar para reduzir até 95% a conta de energia da empresa

Por fim, a dica de ouro para reduzir drasticamente a conta de luz da sua empresa é investir em energia fotovoltaica.

Não, você não leu errado: com energia solar, a economia pode chegar a 95% na conta de luz – só não zera porque se o sistema é conectado à rede pública de energia e você ainda precisará pagar algumas taxas (como a de iluminação pública, por exemplo).

Além disso, quando o sistema fotovoltaico gerar mais do que a sua empresa consumiu, esse excedente se converte em créditos de energia para você utilizar por até 60 meses – esse sistema se chama Net Metering.

A energia solar é uma tecnologia limpa e proveniente de uma fonte inesgotável de energia, que é a luz do Sol. Além da economia no caixa da empresa, esse investimento automaticamente gera outros grandes benefícios para o seu negócio.

Quer saber quais benefícios são esses? Então confira o nosso próximo post!