Buscar

Qual a potência do sistema de energia solar que preciso na minha casa ou empresa?


Neste artigo vamos responder a uma dúvida muito comum de quem deseja investir em um sistema de energia solar.

Afinal, qual é a potência necessária para que essa tecnologia gere uma quantidade suficiente de eletricidade para uma casa ou empresa? Em outras palavras, de quantos painéis solares eu preciso?

Bom, já vamos adiantar a resposta: cada caso é um caso. A potência que precisa ser instalada – e a consequente quantidade de painéis – depende de vários fatores, como veremos a seguir.

Entendendo a potência do painel solar

Para começarmos a entender melhor sobre essa questão, é importante sabermos mais sobre o conceito de potência.

A potência é uma medida expressa em Wp (watt-pico). Quando associamos essa medida com o sistema de energia solar, significa que ela nos informará a eficiência dos painéis solares.

Por eficiência podemos entender a capacidade de energia solar que é captada pelos painéis e, enfim, transformada em eletricidade para consumo. Essa medida é dada em Wh (watt-hora) ou em kWh (quilowatt-hora) por m2 que o painel gera.

Bom, saiba que cada painel solar já vem com uma potência especificada. Um painel de 100 W, por exemplo, gera algo entre 12 e 20 kWh de energia elétrica mensalmente.

Existe um cálculo que é feito para se chegar nesses valores. De uma forma geral, a empresa que fornece o sistema de energia solar para casa ou empresa geralmente utiliza um parâmetro médio de potência para cada metro quadrado de painel.

O valor que se utiliza como parâmetro é, então, multiplicado pela taxa de irradiação solar da região e o resultado é uma média de energia que é gerada diariamente.

Então, podemos concluir que a quantidade de painéis a serem instalados dependerá da potência de cada painel, da eficiência de cada um deles e da média de consumo de energia (em kWh) do imóvel.

A questão é que nesse cálculo também são levados em conta outros fatores que podem interferir na captação de energia das placas. Por isso é que não dá para obter uma resposta padrão.

Mas, para não deixar você com mais dúvidas, saiba que existe uma média estipulada. De forma geral, em um imóvel residencial que tenha um consumo mensal de 250 kWh é instalado cerca de 7 painéis de 340W para gerar aquela tão sonhada economia de até 95% na conta de luz.

Nesse caso, também podemos dar uma estimativa de um imóvel comercial. Com um gasto de 700 kWh por mês, geralmente instalamos cerca de 20 painéis solares para suprir essa demanda.

Os fatores que ajudam na definição da potência do sistema de energia solar

Bom, como dissemos, não há como especificar uma quantidade exata de painéis solares que sirvam para todas as demandas. Cada projeto é único.

Os fatores a serem considerados no cálculo são:

A incidência solar da sua região

Cada região brasileira possui um determinado índice de incidência de radiação solar.

Cidades com mais abundância de Sol durante o ano consequentemente apresentam um maior índice. Mas perceba que se a sua cidade recebe menos luz do Sol, não significa que o sistema de energia solar não funcione – nesse caso, basta adequar a quantidade de painéis para garantir a mesma eficiência.

Ainda falando sobre a incidência solar, outro fator analisado é a área de radiação que incide no telhado ou no terreno onde será instalado o sistema de energia solar.

Saiba que os painéis são posicionados para o norte para aproveitar o máximo de tempo exposto à luz do Sol em todas as estações do ano.

A demanda de consumo do imóvel

A energia fotovoltaica funciona em casas, empresas, comércios, veículos e também em propriedades rurais. Ao calcular o orçamento da instalação do sistema de energia solar, entra na conta a média de consumo de energia do imóvel.

A empresa vai solicitar uma fatura e analisará o consumo total nos últimos 12 meses para entender qual é a estimativa de gastos em todas as épocas do ano. Também é levado em conta a quantidade de habitantes do imóvel ou o porte da sua empresa.

E se, por exemplo, você não tiver toda essa quantidade de conta de luz para mostrar, então a empresa faz a estimativa de acordo com os aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos que você utilizará no imóvel.

A área de telhado ou do terreno onde serão instalados os painéis solares

Outro fator a ser levado em conta é a estrutura que você tem disponível para a instalação do sistema de energia solar.

  • Qual o espaço do telhado (em m2)?;

  • Qual o espaço do terreno, caso queira construir uma estrutura de solo?.

Então, com base nessas informações e de posse do quanto você quer economizar na conta de luz, a empresa fará o levantamento do melhor custo-benefício.

Se a área de telhado for pequena, por exemplo, é possível instalar painéis com maior potência cada para diminuir a quantidade deles. Ou, ainda, pensar em outras alternativas para você aproveitar ao máximo a eficiência do sistema.

E agora, o que fazer?

Agora que você já sabe que cada projeto é único para a instalação de um sistema de energia solar, o próximo passo é solicitar um orçamento para o seu caso específico.

Uma boa dica é começar pelo nosso simulador grátis para começar a ter uma ideia de quanto você economizaria com energia solar.

Em seguida, basta entrar em contato com a nossa equipe para um orçamento sem compromisso.

27 visualizações
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar