Buscar

O que é energia solar e quais suas vantagens?



Se você chegou neste artigo, é bem provável que queira saber o que é energia solar e o que realmente ela pode fazer pelo seu imóvel – e pela sua saúde financeira.


Afinal, vivemos em um país que tem um dos preços mais caros de energia elétrica do mundo. Segundo uma pesquisa de 2019 da Global Petrol Prices que foi divulgada pelo site Estadão, estamos em 37º lugar em um ranking de 110 países. Sim, pagamos caro.


Então, você precisa saber ainda hoje o que é energia solar para ir na contramão dessa realidade. Estamos em tempos que exigem de nós duas coisas importantes: economia financeira e um uso mais sustentável dos recursos.


Portanto, neste artigo vamos responder as principais dúvidas sobre o tema.


Vamos lá?


O que é energia solar?

"Energia solar é a energia proveniente do Sol", você poderia responder. E está certo. Esta é a definição da energia solar natural, já que o Sol é uma fonte renovável e potente de energia eletromagnética.


A partir daí, ao longo dos anos, tecnologias foram surgindo em torno da energia solar natural e atualmente elas se dividem em três tipos:


  1. Energia solar térmica: é o conhecido sistema de aquecimento solar, que transforma a radiação do Sol em energia térmica que aquece a água.

  2. Energia solar concentrada: é a chamada energia heliotérmica, desenvolvida no setor industrial (em usinas heliotérmicas), que armazena uma grande quantidade de energia solar em um único receptor, que é transformada em energia mecânica, e, por fim, em eletricidade.

  3. Energia solar fotovoltaica: é o sistema que utiliza módulos fotovoltaicos (painéis solares) que captam a radiação solar e transformam em energia elétrica.


Neste artigo, vamos focar no sistema fotovoltaico que você pode utilizar em sua casa, em seu apartamento, em imóveis comerciais ou em propriedades rurais.


Mas como funciona na prática o sistema de energia solar fotovoltaico?

Você já viu aqueles painéis solares em telhados ou terraços de casas, apartamentos ou em outros locais? Pois é exatamente a energia solar fotovoltaica em funcionamento.


Para que essa tecnologia funcione, é preciso instalar uma série de componentes. São eles:


  • os painéis solares, que precisam ficar em contato direto com a luz solar;

  • um inversor solar, que é um equipamento necessário para converter a energia captada em energia elétrica;

  • estrutura de fixação das placas solares;

  • outros componentes, como conectores, cabeamento, etc.


Bom, na prática, os painéis são compostos por várias células solares – estas constituídas por elétrons. Então, quando a luz solar incide nas células, esses elétrons agitam-se e geram a chamada corrente elétrica contínua.


É aí que entra o papel do inversor. Esse aparelho é o que vai converter a corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada, que é o tipo de corrente adequada para o funcionamento dos aparelhos elétricos. Pronto: temos eletricidade.


Mas aí você pode se perguntar: "Ok. Já sei o que é energia solar. Mas e durante a noite ou em dias nublados? O sistema para de funcionar?" .


Como o sistema fotovoltaico está diretamente relacionado à radiação solar, durante a noite ou em dias nublados não ocorre a incidência da luz, certo? Mas nem por isso você fica na mão.


É aí que entram os dois tipos de sistemas que definem o tipo de instalação a ser feito: o Sistema On Grid e o Sistema Off Grid.


No Sistema On Grid, ocorre uma troca entre o sistema de energia solar e a concessionária de energia da sua região. Ou seja, a energia solar é conectada à rede elétrica.


Quando os painéis produzem energia além do que o imóvel necessita, esse excedente vai para a concessionária, que continua fornecendo eletricidade ao imóvel nos períodos de pouca ou nenhuma incidência solar. Sobre isso falaremos melhor daqui a pouco, pois é uma boa vantagem.


Já no Sistema Off Grid, em vez de conectar o sistema fotovoltaico à rede elétrica, o imóvel utiliza um banco de baterias para armazenar o excedente produzido, tornando o sistema completamente independente da rede elétrica convencional. Então, em períodos de pouca ou nenhuma incidência solar, o imóvel continua abastecido por conta dessa bateria.


O Sistema Off Grid está indicado para localidades distantes que não são abastecidas pela rede elétrica convencional – o caso de algumas regiões rurais, por exemplo.


Bom, depois de saber o que é energia solar e como ela funciona, qual será o resultado de toda essa tecnologia na prática? Vamos ver agora algumas vantagens desse investimento.


Quais as vantagens de investir em energia solar fotovoltaica?


Economia na conta de energia

Dependendo da capacidade de produção do sistema instalado, a economia na conta de energia pode chegar a 95%. É muita coisa.


Além disso, na energia solar On Grid ocorre o chamado sistema de compensação. Todo o excedente produzido e que vai para a rede elétrica da região retorna a você em forma de créditos em quilowatt-hora (kWh) que podem ser utilizados em até 60 meses.


Vida útil longa e manutenção simples

Os módulos solares têm uma longa durabilidade de mais de 25 anos em potência máxima. Depois desse tempo, os painéis ainda continuam funcionando com potência reduzida gradativamente.


E a manutenção do sistema é muito simples. Basta fazer a limpeza das placas quando acumularem muita poeira ou resíduos, e, ainda realizar uma manutenção preventiva de tempos em tempos.


Payback certo

O retorno sobre o investimento no sistema de energia solar é certo. Em média, o valor investido na instalação começa a retornar em cerca de 5 anos (ou seja, menos de ¼ da vida útil dos painéis).


Além disso, existem várias linhas de crédito específicas para energia solar que atendem a pessoas físicas e empresas a juros competitivos e bons prazos de carência.


Compartilhamento da energia em outro imóvel

Outra vantagem interessante da energia solar é que um mesmo CNPJ ou CPF pode dividir o mesmo sistema solar com um segundo imóvel – uma casa de praia ou a filial do escritório, por exemplo. Isso se chama autoconsumo remoto e é uma modalidade do chamado sistema de geração de energia compartilhada.

Nesse mesmo sistema, várias empresas ou pessoas também podem se unir por meio de cooperativa ou consórcio para, juntas, dividirem os custos de um único sistema fotovoltaico. Isso é comum entre moradores de prédios, de grupos de lojistas e empresários.


Energia limpa e renovável

Por fim, mas não menos importante: o que é a energia solar senão uma fonte limpa e renovável?


Investir nesse sistema é mais do que economizar financeiramente e parar de depender 100% da rede elétrica convencional, com seus altos encargos e tributos. É saber que você está fazendo a sua parte por uma vida mais sustentável e equilibrada.



E então? Ficou com alguma dúvida sobre o que é energia solar? Se sim, você pode navegar em nosso blog e conferir outros temas sobre o assunto. E caso queira entrar em contato com a gente, basta clicar aqui.


Até a próxima!


324 visualizações
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar