Buscar

Conheça 7 mitos sobre energia solar fotovoltaica


Existem vários mitos sobre energia solar que acabam gerando desconfiança em algumas pessoas sobre a eficiência do sistema.

Mas hoje vamos começar a desmistificar alguns deles para você ver que sim, o sistema fotovoltaico é a melhor tecnologia para você economizar de verdade – sem precisar diminuir o conforto de utilizar aparelhos eletroeletrônicos.

Confira a seguir 7 desses mitos:

Mito 1: Eu zero a minha conta de luz com a energia solar fotovoltaica

Esse é um dos mitos sobre energia solar que pode confundir muita gente. Sempre falamos aqui no blog da Reevisa que o sistema pode fazer você economizar até 95% na conta de luz.

Mas dizer que você pode zerar de fato a conta é mentira e a explicação é simples. Como o sistema é interligado à rede de distribuidora da sua cidade (no caso do sistema On Grid), você continua pagando alguns tributos e taxas, como a taxa de iluminação pública, por exemplo.

No entanto, economizar até 95% realmente faz a diferença, não é mesmo? Então, vale muito a pena esse investimento.

Mito 2: A manutenção do sistema fotovoltaico é cara e constante

Outro dos principais mitos sobre energia solar é em relação à manutenção do sistema.

E não, a manutenção não é cara e tampouco feita frequentemente.

Existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.

Na manutenção preventiva, ocorre a limpeza dos painéis solares sempre que eles acumularem muita poeira ou outros objetos e detritos (como folhas, fezes de animais, etc.).

Geralmente recomenda-se que essa limpeza seja feita a cada 6 meses ou sempre que o painel estiver muito sujo. E basta uma água corrente e sabão neutro para essa limpeza, que você mesmo pode fazer (e até a chuva pode fazer isso por você) ou contratar uma equipe para isso. A equipe aproveita e analisa os demais componentes do sistemas para ver se está tudo certo.

Simples assim! Quando feita corretamente, a manutenção preventiva ajuda a evitar a manutenção corretiva, que é quando o sistema para de funcionar ou está funcionando mal por algum motivo.

Mas de forma geral, fique bem tranquilo: a energia fotovoltaica é um sistema seguro, muito eficiente e que não dá dor de cabeça!

Mito 3: O painel solar quebra facilmente.

Este é outro dos grandes mitos sobre energia solar. Todos os tipos de painéis solares foram projetados para ficarem ao ar livre, em contato direto com a radiação solar.

E se eles estão ao ar livre, eles ficam à mercê das variações do clima, o que inclui chuva, neve e até granizo. Portanto, o painel solar não pode ser frágil, certo? Por isso, ele não quebra com facilidade.

Mito 4: Não compensa instalar energia solar em cidades frias.

Já até falamos aqui no blog a respeito desses mitos sobre energia solar que envolvem as estações do ano.

É um grande mito dizer que o sistema fotovoltaico não funciona no inverno – afinal, a Alemanha, considerada um país frio, é um dos países que mais investem nessa tecnologia.

Bom, o fato é que o painel solar não precisa daquele Sol à pino para captar a energia; ele precisa da radiação solar, que aparece com a luz do Sol. Ou seja, basta ser dia (e não noite) para que haja essa incidência solar.

É claro que em dias nublados de inverno, por exemplo, a produção tende a diminuir porque a radiação existe, mas é menor.

Porém, os painéis são sempre instalados no telhado ou no terreno já levando isso em consideração – por isso é que eles ficam voltados ao Norte, para aproveitar ao máximo a radiação, independentemente da estação do ano.

Mito 5: Morar em prédio inviabiliza a instalação de energia solar.

Esse é um dos mitos sobre energia solar que já está diminuindo com o tempo por conta da expansão da tecnologia nas cidades.

Mas vamos desmistificar de vez? Se você vive em um apartamento ou a sua empresa é localizada em uma sala comercial em um prédio, tudo bem. É possível, sim, investir em energia solar nesses imóveis.

Nesse caso, a instalação dos painéis pode ser feita de várias maneiras:

  • na cobertura do prédio;

  • na laje do prédio;

  • na fachada do prédio (desde que respeitando o conjunto arquitetônico);

  • em algum terreno localizado na área comum do condomínio;

  • na varanda do apartamento (desde que não haja sombreamento);

  • em um terreno fora da área do condomínio, mas que esteja dentro da área da mesma distribuidora de energia.

Em todos esses casos, é importante contar com uma empresa que conheça toda a burocracia envolvida na instalação de energia solar em prédios.

Mito 6: Um dos mitos sobre energia solar é que o sistema pode funcionar para economizar apenas um aparelho elétrico

Este é outro dos mitos sobre energia solar que já esclarecemos aqui no blog.

Muita gente nos pergunta se é possível instalar o sistema para que haja economia no consumo apenas do ar-condicionado, por exemplo, que sabemos que é um dos "vilões" dos gastos.

Mas isso é um mito. A energia fotovoltaica é interligada em sua caixa geral de eletricidade, portanto, a economia é no uso geral de todos os equipamentos eletroeletrônicos. Se você instalasse apenas em um único aparelho, o custo ficaria muito alto e não compensaria a economia.

Mito 7: É muito caro investir em energia solar fotovoltaica.

Por fim, este é um dos mitos sobre energia solar que nós adoramos desmentir!

Nos últimos cinco anos, o preço de instalação do sistema fotovoltaico vem caindo muito, tornando a tecnologia mais acessível aos clientes físicos e empresas.

Além disso, várias instituições financeiras têm oferecido linhas de crédito especiais para o investimento na tecnologia – seja para imóveis residenciais, comerciais e também para produtores rurais.

E também vale ressaltar que estamos falando de um investimento que tem um payback garantido!

E então? Esclarecidos os mitos sobre energia solar? Então confira um guia para quem deseja instalar energia solar.


69 visualizações
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar