Buscar

Por que o verão é a melhor época para instalar o sistema de energia solar?


Já vamos adiantar que você pode instalar um sistema de energia solar em qualquer estação do ano.


Mas o verão é especial. Afinal, se a tecnologia dos painéis solares funciona por conta da energia liberada pela radiação solar, o solstício de verão é a época perfeita para você comprovar a eficiência do sistema.


Por isso, vamos entender a seguir todos os motivos que tornam a estação do Sol a melhor temporada para esse investimento!


Como funciona o sistema de energia solar?


Vamos relembrar rapidamente o que é o sistema de energia solar. A tecnologia funciona com os seguintes equipamentos:


  • os painéis solares, que são instalados em telhados, lajes ou terrenos onde existe contato direto com a luz do Sol;

  • um inversor solar, equipamento que fará a conversão da energia do Sol em energia elétrica;

  • Componentes para fixar os painéis, além de cabeamentos, conectores, etc.


Na prática, os painéis solares captam a radiação emitida pela luz do Sol – radiação essa que é composta pela energia eletromagnética.


Como os painéis são compostos por células repletas de elétrons, com o calor do Sol eles se agitam e formam uma corrente elétrica contínua.


Na sequência, o inversor solar realiza a conversão dessa corrente em corrente elétrica alternada, que é o tipo de eletricidade que utilizamos nos imóveis.


Além disso, na maioria dos casos, o sistema de energia solar é conectado à rede pública de energia, fazendo com que você tenha créditos em kWh (quilowatt-hora) sempre que a tecnologia produzir mais energia do que o imóvel consumiu no período. Sobre isso falaremos logo adiante aqui no artigo.


Por que instalar o sistema de energia solar no verão?


1. No verão, o sistema de energia solar recebe mais incidência da radiação solar


O verão é a estação do ano em que ocorre a maior incidência de radiação solar gerada pelos raios de Sol. Isso é possível porque durante esse solstício de verão, a Terra se inclina em um ângulo que recebe mais luz solar.


Portanto, no verão, o sistema de energia solar passa a produzir mais eletricidade. Aliás, saiba que aqui no Brasil, a região onde recebe menos radiação solar é, ainda assim, mais produtiva do que a Alemanha, por exemplo – país que lidera a produção mundial de energia solar. Somos privilegiados.


2. No verão, os dias são mais longos do que as noites


Por conta da Terra permanecer por três meses inclinada em um ângulo mais próximo à luz do Sol em um dos hemisférios, os dias acabam sendo mais longos do que as noites durante o verão.


Isso também faz com que o sistema de energia solar passe a maior parte do tempo funcionando e gerando maior quantidade de eletricidade.


É importante lembrar que a tecnologia não funciona durante a noite, já que não há luz solar. Nesse período, o sistema pega a eletricidade da rede pública de energia ou das baterias de armazenamento do excedente, caso o imóvel opte pelo sistema Off Grid.


3. No verão, você usa mais eletricidade, mas também produz mais energia solar


No verão a gente acaba utilizando mais os aparelhos elétricos que consomem mais energia, como o ar-condicionado, a geladeira, o refrigerador, os ventiladores, etc., certo?


E isso não ocorre apenas nos imóveis residenciais; empresas, indústrias e agroindústrias também consomem mais energia para manterem suas produções ativas e seus produtos com qualidade.


Mas, da mesma forma que isso significa um aumento na conta de luz – que geralmente também utiliza as bandeiras tarifárias mais caras, como a vermelha e a amarela – também significa uma maior produção.


Como no verão os dias são mais longos e ocorre mais incidência de luz solar, mesmo que você gaste mais eletricidade, você também produz mais energia solar para compensar esse aumento.


E por falar em compensação:


4. Ao produzir maior quantidade de energia solar no verão, você pode acumular mais créditos para abater na conta


Lembra que dissemos que se o sistema de energia solar produziu mais do que o imóvel consumiu no período, você fica com créditos na concessionária de energia?


Isso se chama Net Metering e nada mais é do que um sistema de compensação de energia elétrica instituído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


O verão é a estação perfeita para produzir esses créditos de energia solar, já que é possível gerar mais eletricidade nessa época – mesmo que o seu consumo também aumente.


Essa eletricidade extra produzida pelo seu sistema de energia solar vai para a concessionária de energia e fica como crédito que você pode solicitar por até 60 meses para abater em sua conta.


Ou seja: esse excedente produzido no verão pode ser utilizado no inverno, por exemplo, onde ocorre menor incidência de radiação solar. Você economiza em todas as estações do ano!


Gostou de saber de tudo isso? Então no próximo post, criamos um guia com tudo o que você precisa saber para instalar energia solar em seu imóvel. Até mais!


33 visualizações0 comentário
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar