Menu

Hoje vamos falar de um equipamento que faz parte do kit de energia solar, mas nem todos conhecem sua verdadeira importância: o inversor solar.

Este aparelho é indispensável para o sistema fotovoltaico funcionar e sem ele, você não consegue usufruir de todas as vantagens dessa tecnologia.

Por isso, entenda de uma vez por todas sobre este assunto – e se ficar com alguma dúvida, deixe o seu comentário no final do post.

O que é e como funciona um inversor solar?

Inversor solar é um equipamento eletrônico instalado no imóvel que tem a função de converter a corrente elétrica contínua (CC) em corrente elétrica alternada (CA) – esse é justamente o tipo de eletricidade que utilizamos.

Quando os painéis solares captam a luz do Sol, ocorre a agitação dos elétrons nas células desses painéis, formando a corrente elétrica contínua. Logo em seguida, o aparelho de inversor solar faz a conversão para a nossa eletricidade.

Resumindo: o inversor é uma espécie de adaptador para que você utilize a eletricidade correta no imóvel.

Só de entendermos a função principal do inversor solar já dá para percebermos a importância dele, não é mesmo? Sem esse equipamento, não conseguimos usufruir da energia solar.

Além disso, o inversor também cumpre outros papéis: ele garante a segurança da energia solar e por ser instalado próximo ao quadro de luz, ele também ajuda no monitoramento da quantidade de eletricidade gerada.

Quais são os tipos de inversor solar?

Existem basicamente três tipos de inversores:

1. Inversor solar grid tie

Esse tipo de inversor é muito utilizado nos sistemas On Grid de energia solar – aquele que não utiliza bateria e cujo sistema é interligado à rede pública de energia da sua cidade.

O inversor grid tie também ajuda na segurança do sistema fotovoltaico, pois se ocorrer queda de energia, o desligamento do equipamento é acionado, protegendo-o e evitando curtos.

Além disso, esse aparelho também ajuda no monitoramento da produção da energia solar, pois ele registra os dados e você consegue acessá-los pela internet (via aplicativo ou no navegador do seu computador).

2. Inversor off grid

O inversor off grid é utilizado nos sistemas fotovoltaicos off grid, ou seja, que não estão interligados à rede de energia e por isso contam com baterias para o armazenamento da produção.

Por conta disso, esse equipamento é indicado para as instalações de energia solar em localidades remotas, como a zona rural, onde não existe o fornecimento público de eletricidade.

3. Microinversor solar

O microinversor solar também cumpre o mesmo papel do inversor grid tie, mas há uma diferença básica: cada painel fotovoltaico recebe um aparelho.

(Imagem: Reprodução / Solar Reviews)

Dessa maneira, ocorre a estabilização da eletricidade em cada painel de forma individual. Por exemplo: já explicamos aqui no blog que se ocorrer uma área de sombreamento em um dos painéis solares, pode ocorrer a queda de eficiência em todos os outros de maneira geral.

Quando um microinversor é instalado em cada painel, se ocorrer essa diminuição de produção em um único painel, ela não afeta os demais.

Onde o inversor solar deve ser instalado e quais cuidados ter?

O inversor solar geralmente é instalado na parede próximo ao quadro de luz do imóvel – com exceção do microinversor, que é instalado próximo aos painéis (como no telhado, por exemplo).

É importante dizer que esse equipamento precisa estar abrigado em uma área longe de água, calor e do próprio Sol. Não é indicado instalar o inversor solar em paredes de madeira.

Na hora de escolher um inversor, também é importante analisar a eficiência do aparelho, que é medida em porcentagem. Recomenda-se que tenha, no mínimo, 94% de eficiência.

Além disso, para que o inversor solar seja classificado como seguro, o fabricante precisa seguir as referências da ABNT – mais especificamente a NBR IEC 60529:2017, que estabelece graus de proteção do equipamento.

E então? Percebeu a importância que o inversor tem no sistema fotovoltaico? Se você tem outras dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário ou fale diretamente com a nossa equipe.

E no próximo post, saiba como proteger o sistema fotovoltaico das descargas elétricas.