Buscar

Energia renovável solar: aliada da retomada dos negócios e da sustentabilidade

A energia renovável solar é um investimento estratégico para você retomar sua empresa com economia e a partir de uma fonte sustentável. Entenda!

Hoje o tema do artigo é direcionado aos empreendedores: a energia renovável solar pode realmente fazer a diferença em sua empresa, em tempos de retomada de atividades.

Estamos vivendo um período em que muitos empreendimentos, depois de passarem meses funcionando em home office e até com as portas fechadas, estão retornando aos seus escritórios e indústrias.

Agora, portanto, é hora de voltar com aquela responsabilidade de continuar a crescer, enxugando ao máximo as despesas mensais.

E é aqui que entra a energia renovável solar. Esse investimento – investimento sim, pois você obtém um retorno garantido –, está baseado em dois pilares principais para ser o seu aliado nos negócios.

Vamos a esses pilares?

Primeiro pilar: a energia renovável solar é aliada na economia em sua empresa

Sim, sabemos que você – pequeno, médio ou grande empresário – está avaliando minuciosamente todos os custos fixos da empresa.

E se tem um gasto que é considerável em todas as empresas – principalmente naquelas que dependem de refrigeração total em suas rotinas –, certamente é a energia elétrica.

Pois saiba que o primeiro pilar que torna a energia renovável solar uma aliada da retomada do seu negócio é a grande economia na conta de luz. Essa economia pode chegar a 95%.

Além de ter um ROI garantido, quando você adere ao sistema de compensação de créditos instituído pela Aneel (sistema que também é chamado de Net Metering), toda a energia excedente que é produzida e não utilizada no mês é transformada em créditos em quilowatt-hora (kWh).

Ou seja: além da sua empresa passar a produzir a própria eletricidade e economizar na conta de luz, nos meses em que o consumo de energia for maior você pode utilizar os créditos excedentes, reduzindo ainda mais a conta.

Além disso, lembre-se que a energia renovável solar tem uma vida útil longa: 25 anos produzindo na potência máxima, podendo chegar a 50 anos em potência mais reduzida nos painéis solares. A manutenção preventiva também é muito simples e barata.

Quer ver na prática? Dá só uma olhada no case da Panificadora Urussanga (SC).

Em 2019, ela instalou 158 painéis solares localizados a um pouco mais de 1 km de distância da sede da panificadora (isso mesmo, o sistema pode se localizar em outra região).

O resultado é uma economia mensal de R$ 4.784,00 na conta de energia – o que no final de um ano, dá o equivalente a R$ 57 mil de gastos a menos no caixa da empresa.

Aliás, eis outro motivo que explica que esse sistema fotovoltaico é um forte aliado do empreendedorismo. Você sabia que é possível compartilhar a mesma energia solar com outras empresas?

Essa modalidade se chama geração compartilhada, e, nela, você pode se unir a outras empresas da região em forma de consórcio ou cooperativa para que, juntos, haja a divisão dos custos de um único sistema fotovoltaico, cuja economia é compartilhada entre as unidades consumidoras.

Viu só?

Segundo pilar: a energia renovável solar permite a criação de uma cultura voltada a sustentabilidade da empresa

Um dos grandes ensinamentos do atual momento de pandemia que estamos vivendo é a mudança de mentalidade.

Não somos os mesmos. Agora, cada dia é importante, cada vida é importante e o nosso meio ambiente também é essencial para o equilíbrio dessa vida.

Quando você investe em energia renovável solar em seu empreendimento, a sustentabilidade passa a fazer parte da sua rotina, mudando a mentalidade dentro e fora dele.

A energia proveniente do Sol é limpa e renovável. Não ocorre a retirada de recursos naturais que não são renováveis pela natureza, como acontece em outros sistemas de geração de eletricidade.

Aliás, a mesma panificadora do exemplo acima, além de ter economizado milhares de reais todo mês, também está evitando a emissão de 469 toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

Tudo isso gera um novo movimento: o chamado marketing verde.

O marketing verde nada mais é do que você atrair consumidores conscientes por meio de ações sustentáveis na própria empresa, incluindo o uso da energia renovável solar.

Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de cuidarmos dos recursos naturais do planeta – e ter acesso a uma empresa que também tem essa preocupação (e ação), certamente é um diferencial competitivo que eleva o valor da sua marca no mercado.

Por isso, se você já retomou ou está em processo de retomada das atividades em sua empresa, pense bem em recomeçar com esses dois pilares bem estruturados: economia de custos e sustentabilidade. Vale a pena!

Conte com a equipe da Reevisa para uma simulação de quanto a sua empresa poderá economizar mensalmente com a energia renovável solar. Estamos prontos para montar um orçamento sem compromisso.

NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar