Buscar

Como saber se energia fotovoltaica é o investimento certo para mim?

Separamos alguns sinais que identificam se está na hora de você investir em energia fotovoltaica. Confira!


O investimento em energia fotovoltaica continua crescendo aqui no Brasil – para ser mais exato, ela cresceu 212% em 2019, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Foram quase 111 mil novas unidades consumidoras que passaram a produzir energia proveniente do Sol, uma fonte limpa e renovável.

Apesar dessa grande notícia, o fato é que muita gente ainda se sente em dúvidas sobre esse tema e acaba se questionando: "Será que esse é, de fato, um investimento certo para mim? Será que tem resultados perceptíveis?".

Neste artigo vamos resolver de vez essas questões. Conheça alguns sinais que identificam que está na hora de investir nessa tecnologia.

A sua conta de energia está alta demais

Este é o primeiro sinal de que a energia fotovoltaica é o investimento certo para você. É fato que os brasileiros pagam caro pela eletricidade que consomem – afinal, além do preço do kWh (quilowatt-hora), também pagamos tributos, encargos, taxas e bandeiras tarifárias.

E se no verão os gastos aumentam com a alta demanda por refrigeração, no inverno a eletricidade também é utilizada na calefação e para aquecer a água – e se tudo isso encarece a conta em uma residência, imagine os gastos de uma empresa ou indústria?

Pois saiba que a energia fotovoltaica é o investimento certo para você por este motivo: com ela, você pode economizar até 90% na conta de luz. Isso mesmo.

Dependendo da capacidade de geração de energia solar instalada no imóvel, você praticamente zera a conta – só não zera totalmente porque no caso do sistema On Grid, a energia permanece ligada à concessionária da região, que cobra pelas taxas.

Você quer ter controle sobre a energia que é produzida e utilizada no imóvel

Se você quer ter a liberdade de produzir a própria energia elétrica, e, desse modo, controlar melhor o consumo e as despesas, então a energia fotovoltaica também é o investimento perfeito.

Na prática, quando você investe na instalação da energia solar, você consegue acompanhar a produção em tempo real por meio de um aplicativo específico – que faz com que você acesse as informações a partir de dispositivos móveis.

Isso é ótimo, pois com esse controle em suas mãos, é possível otimizar rotinas, tarefas e equipamentos de modo que eles consumam menos energia e você economize ainda mais – não é à toa que a energia fotovoltaica vem crescendo em empresas e indústrias, por exemplo.

Você quer alavancar a sua produção rural

A produção rural se beneficia muito com a energia fotovoltaica. Essa eletricidade gerada pelo sistema pode abastecer toda a demanda de produção e segurança local, o que inclui:

  • bombeamento de água (eliminando despesas com combustível);

  • cerca elétrica;

  • iluminação das casas e do entorno (por meio de postes solares);

  • irrigação solar.

Outra vantagem é que em propriedades onde não existe a energia elétrica convencional, é possível instalar a energia fotovoltaica Off Grid – ou seja, adquirindo baterias de armazenamento do excedente produzido para que o sistema funcione totalmente independente de uma distribuidora de energia.

Você quer ter mais capital para investir em outras demandas em seu negócio

A energia fotovoltaica é, de fato, considerada um investimento – já que você obtém um retorno garantido em poucos anos.

Ou seja: a quantia que você investiu para a instalação do sistema retornará a você em forma de descontos na conta de luz já nos primeiros meses (abatendo, portanto, o valor pago).

E quando o sistema estiver completamente pago, a economia será ainda maior e mais perceptível. Entenda neste post aqui sobre como calcular o payback de energia solar.

Lembre-se, ainda, que a vida útil da energia solar é alta: cerca de 25 anos em sua potência máxima, mas pode durar até 50 anos em potência mais reduzida.

E o que tudo isso significa? Que com toda essa economia obtida, você conseguirá realizar outros investimentos importantes para a sua vida particular ou profissional.

Você quer viver de forma mais sustentável com a energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é o investimento certo porque é uma forma de continuar usufruindo do conforto da eletricidade por meio de um sistema que gera energia limpa, renovável e que não causa impactos socioambientais.

A chamada energia verde também movimenta a economia, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, além levar eletricidade a áreas remotas do Brasil. Ou seja, todos esses benefícios vão muito além da economia em nosso bolso, não é mesmo?

E então? Percebeu o quanto a energia fotovoltaica é o investimento certo para você? Então te convidamos a deslizar até o topo desta página e ir em "Simular" para saber o valor de instalação do sistema em seu caso.


37 visualizações
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar