Menu

Muito tem se falado sobre a busca pela eficiência energética em residências e no setor industrial, onde reduzir conta de luz deixou de ser um diferencial para se tornar quase que uma exigência para contribuir com a preservação do planeta e reduzir os custos.

Dessa forma, residências e indústrias precisam adotar muitas ações para reduzir conta de luz ao final do mês, cada uma com sua importância e que contribuirá com um consumo de energia mais consciente.

Neste cenário, muitas são as dicas que podemos seguir: desligar as luzes quando sair do cômodo, reduzir o tempo do banho quente, aumentar a oferta de luz natural ao ambiente e não deixar a porta da geladeira aberta.

Mas, mesmo com essas ações terem a sua importância, é possível (e preciso) ir além, principalmente no setor industrial, caracterizado por consumir 47% de toda a energia elétrica produzida no país.

Veja 5 dicas essenciais que ajudam a diminuir a conta de energia elétrica em residências e indústrias, que ajudarão a reduzir a conta de luz e preservar o planeta.

1. Iluminação: otimize o uso da luz artificial para reduzir conta de luz

A iluminação é parte significativa da conta de luz de muitas residências e empresas. Por isso, não basta apenas apagar a luz quando sair do cômodo ou depender das já recorrentes lâmpadas fluorescentes.

Nessa hora, vale usar e abusar da luz natural, então abra suas cortinas e janelas e deixe a luz do sol entrar durante o dia.

Já no setor industrial, vale atualizar o sistema de iluminação aos poucos, trocando lâmpadas antigas pelas modernas lâmpadas de LED, que gastam muito menos (em torno de 60%) e iluminam mais, sendo essa uma excelente opção para alcançar um melhor custo benefício.

Além disso, tanto em residências quanto empresas, vale tirar proveito das novas tecnologias. Um bom exemplo é a automação da iluminação, como sensores de presença e até timers inteligentes. Estas ligam e desligam as luzes de forma automática, otimizando seu uso.

2. Muita cautela com o uso do ar-condicionado

O Brasil tem, por característica mais comum, um verão bastante intenso, com locais atingindo facilmente os 38 a 40ºC. Por isso, em locais de temperatura muito elevadas, o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia de uma casa.

  • Adquira modelos que contenham o Selo Procel de Economia de Energia, impresso em aparelhos eletrônicos que consomem menos energia (CLASSE A);
  • Compre um aparelho que tenha tamanho condizente com o ambiente. Caso o sistema de ar-condicionado seja utilizado em empresas, vale sempre buscar um fornecedor especializado por um sistema de ar-condicionado;
  • Evite o resfriamento excessivo, regulando sempre o termostato;
  • Mantenha os filtros limpos e com a manutenção sempre em dia;
  • Desligue se o cômodo onde o ar-condicionado foi instalado estiver vazio.

3. Muita atenção com a fuga de energia por defeitos na fiação

Uma ocorrência bastante comum para explicar o excessivo consumo de energia elétrica é a fuga de energia que ocorre por fiação defeituosa que costuma ocorrer em instalações antigas, malfeitas ou que não recebem a manutenção devida.

Nestas instalações, quando um fio está parcial ou totalmente desencapado, por exemplo, ele pode ficar “puxando carga” de maneira constante, fazendo com que o aparelho em questão consuma muito mais do que deveria.

Em alguns casos, essa ocorrência pode elevar o risco de choque ou em casos mais sérios pode ocasionar um curto-circuito capaz de até começar um incêndio.

Por isso, para reduzir conta de luz e manter a segurança da instalação, observe atentamente a fiação e verifique se existem pontos de descontinuidade ou falhas. Em caso positivo, é preciso solicitar auxílio profissional para consertá-lo o mais rápido possível.

4. Faça a manutenção ou substitua eletrodomésticos e maquinários antigos

Assim com qualquer ferramenta, tanto os eletrodomésticos de residências quanto as máquinas de uma indústria sofrem desgaste com o uso constante.

Em residências, por exemplo, eletrodomésticos com mais de 10 anos de vida consomem, em média, o dobro quando comparados a um aparelho mais moderno do mesmo tipo. O mesmo acontece com maquinário industrial.

Assim, para evitar consumo excessivo, faça sempre uma manutenção adequada de eletrodomésticos e maquinários da indústria e, quando possível, considere investir em um equipamento mais atual e de qualidade premium.

No caso específico da indústria, os motores industriais devem ser bem dimensionados para a função que atenderão, ajudando a reduzir conta de luz.

Motores superdimensionados tenderão a gastar muito mais energia, enquanto motores subdimensionados irão sofrer um desgaste acelerado e poderão apresentar risco de falha.

5. Invista em sistemas de energia renovável

No atual momento, é impossível falar de eficiência energética em residências e empresas sem relacionar essa prática à energia renovável.

Em um cenário onde o desenvolvimento sustentável está em pauta, há uma solução que vêm ganhando cada vez mais importância, permitindo uma economia de até 95% no valor da conta de luz por mais de 25 anos: energia solar fotovoltaica.

O investimento em um sistema de energia solar não só ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica e reduzir conta de luz, como também qualifica a imagem da indústria no mercado ou traz benefícios às residências, como a redução de impostos mediante os programas de “IPTU verde”, presente em algumas cidades.

É importante salientar que o investimento neste tipo de energia limpa é eficaz porque torna a residência ou algum setor da indústria autossuficiente. Ao longo prazo, a economia gerada também paga os gastos com o investimento dos painéis fotovoltaicos, gerando uma economia (no investimento) que pode alcançar 80%.

Outra grande vantagem de um sistema de energia solar é a durabilidade do equipamento (até 25 anos) e a não dependência de reajustes na conta de luz elétrica. Essa forma de autossuficiência é o fator mais representativo da eficiência energética, indicando um custo-benefício excelente.

Por fim, gerar energia por meio de um painel solar representa uma ótima opção para o Brasil, que têm elevada incidência de raios solares, permitindo que uma grande quantidade de energia esteja disponível para ser captada pelos painéis solares.

Para você saber mais sobre os benefícios da energia solar e porque deveria investir nela, preparamos um conteúdo especialmente para você – basta clicar aqui.

E caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, basta entrar em contato conosco. Até a próxima!