Menu

Neste artigo, vamos responder a uma dúvida muito comum que costuma chegar até nós: existe um aparelho de ar-condicionado movido a energia solar?

Ou seja, será que é possível ter energia elétrica convencional no restante do imóvel e a energia solar apenas no aparelho, já que ele consome muita energia?

Todas essas questões serão respondidas agora – e a conclusão a que chegaremos será simples e objetiva.

Vamos lá?

Existe um ar-condicionado movido a energia solar?

Atualmente não existe um ar-condicionado movido a energia solar, ou seja, um aparelho que já venha com um painel solar embutido.

Aliás, já até existiu um modelo assim, lançado em meados de 2010 pela empresa LG, mas que foi descontinuado logo em seguida e nem chegou a ser lançado aqui no Brasil. Era um modelo híbrido, que também podia ser utilizado com a eletricidade convencional.

Portanto, já que não existe um aparelho de ar-condicionado com energia solar embutida, a solução seria instalar painéis solares apenas para o uso desse aparelho, certo?

Certo. Você até pode fazer isso, já que realmente o ar-condicionado é um dos principais eletrodomésticos que tornam a conta mensal de luz cara.

Mas vamos direto ao ponto: para que isso seja realidade, seriam necessárias as instalações de muitos painéis fotovoltaicos apenas para esse aparelho – além de baterias para o armazenamento da energia excedente, o que permitiria que ele funcionasse durante a noite.

Sem entrarmos em detalhes técnicos, saiba que seriam necessários cerca de 7 painéis solares para alimentar um único aparelho de ar-condicionado. Afinal, estamos falando de um aparelho potente e que precisa de muita estabilidade para funcionar corretamente.

Mas aí você pode perguntar: “Mas eu não consigo ligar a energia solar do aparelho de ar-condicionado diretamente na rede, sem a necessidade de comprar uma bateria que encarece mais o sistema?”.

Não. Saiba que a energia solar conectada à rede (Sistema On Grid) não é projetada para suprir o consumo de energia de apenas determinadas cargas. Nesse sistema de compensação de energia, o abatimento dos créditos é na conta de luz como um todo.

Por isso, financeiramente falando, não compensa ter apenas o ar-condicionado movido a energia solar.

Mas calma, existe outra solução!

Leia também: Afinal, como funciona o consumo e a produção de energia solar em cada estação do ano?

Então qual é a melhor solução para economizar no consumo de ar-condicionado?

Em vez de optar apenas pelo ar-condicionado movido a energia solar, compensa muito mais o investimento na energia solar para o imóvel todo, seja ele comercial, residencial ou rural.

Isso mesmo! É mais barato, você economiza na conta de luz de maneira geral (o desconto pode chegar a 95%), valoriza o seu imóvel e ainda passa a utilizar a energia solar de forma sustentável em todos os seus aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos em geral.

Quando você investe na energia solar que fica interligada à distribuidora pública de energia, a instalação fica mais barata e você ainda obtém créditos caso o sistema produza mais energia do que o imóvel gastou.

Esses créditos são injetados na rede pública, mas você pode utilizá-los para o abatimento da sua conta nos meses em que consumir mais eletricidade. Isso faz com que a sua economia seja ainda maior e, caso você precise da eletricidade convencional, ela é injetada em seu imóvel normalmente.

Vale lembrar que além do ar-condicionado, existem outros “vilões” de consumo de energia em sua residência ou comércio. Exemplos:

  • Chuveiro elétrico;
  • Aparelhos ligados em stand by (como TV e micro-ondas);
  • Máquina de lavar roupa;
  • Fogão elétrico no estilo cooktop;
  • Geladeira e refrigeradores comerciais;
  • Luminárias e abajures.

Além disso, outro fator que justifica a instalação da energia solar no imóvel todo em vez de usar apenas no ar-condicionado movido a energia solar é esta: a vida útil do sistema.

Não é bem melhor saber que todo o seu imóvel está utilizando o sistema que tem uma vida útil estimada superior a 30 anos ? E que, por fim, esse sistema tem um payback garantido, ou seja, todo o dinheiro investido retornará para você?

Então, por onde começar?

O primeiro passo para instalar a energia solar em seu imóvel é saber em quanto ficaria a instalação do sistema, certo?

Pois saiba que aqui na Reevisa, você tem acesso a uma simulação desse valor em seu caso específico.

Faça agora mesmo a sua simulação sem compromisso e depois entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas.

Esperamos por você!