Menu

A energia renovável, proveniente de recursos naturais que se renovam naturalmente no meio ambiente, precisa ser considerada um investimento nas empresas que querem crescer.

Afinal, essa forma de gerar eletricidade não apenas reduz significativamente os custos como também traz uma série de vantagens para os empreendimentos.

A seguir, separamos os principais motivos para você considerar implementar essa forma de energia em sua empresa – focando principalmente em energia solar, que é o sistema mais utilizado pelas empresas.

Motivo 1: A energia renovável faz a sua empresa economizar na conta de luz

Falando especificamente da energia solar, você sabia que pode reduzir em até 95% a conta de luz da sua empresa?

O sistema fotovoltaico, em um país com Sol abundante como o nosso, é um dos melhores investimentos para os negócios por gerar energia o ano inteiro – mesmo nas estações mais frias do ano.

Além disso, a empresa também pode contar com créditos de energia, junto à concessionária, nos períodos em que a geração de eletricidade for maior que o consumo.

Veja o exemplo da Panificadora Urussanga, localizada no município de mesmo nome, em Santa Catarina.

Ao instalar a energia solar como fonte de energia renovável, ela passou a economizar mais de R$ 4 mil por mês, totalizando mais de R$ 57 mil de gastos a menos por ano:
https://www.youtube.com/embed/jzkVyeieF-s?autoplay=0&mute=0&controls=1&origin=https%3A%2F%2Fwww.reevisa.com.br&playsinline=1&showinfo=0&rel=0&iv_load_policy=3&modestbranding=1&enablejsapi=1&widgetid=1

Motivo 2: A energia renovável é um investimento com retorno certo

Todo investimento que uma empresa faz é esperado obter o retorno, que começa a contar depois que o valor total do item adquirido for quitado, certo? Pois, com a energia renovável ocorre o mesmo.

Falando especificamente de energia solar, de maneira geral o payback é obtido em uma média de 5 anos – e depois desse período, a empresa começa a sentir ainda mais a economia na conta.

Vale lembrar que a vida útil do sistema é de 25 anos, sendo que depois desse tempo, ele pode continuar funcionando em uma capacidade menor.

Motivo 3: A empresa tem acesso e prioridade a linhas de crédito especiais

Atualmente, existem várias linhas de financiamento especiais para empresas, indústrias e agroindústrias que investem em energia renovável.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, fornece uma prioridade para projetos empresariais de energia fotovoltaica, além de outras energias renováveis, como a biomassa e a eólica.

Todas essas linhas contam com condições especiais de pagamento, alta carência e taxas de juros acessíveis aos negócios de todos os portes.

Motivo 4: A empresa tem mais liberdade e autonomia na área da eletricidade

Imagine não ficar mais refém dos constantes reajustes no preço da eletricidade no Brasil? É isso o que a energia renovável proporciona, principalmente a energia solar.

Além disso, o sistema fotovoltaico proporciona o acompanhamento em tempo real da produção de eletricidade em sua empresa ou indústrias. Por um simples aplicativo, você tem acesso a essa informação nos dispositivos móveis.

Isso faz com que a empresa consiga gerir melhor esse recurso, já que pode tomar medidas econômicas mais rápidas em épocas de aumento de consumo.

Motivo 5: A energia renovável leva sustentabilidade e valoriza o seu negócio

Cada vez mais consumidores estão levando em consideração a sustentabilidade na hora de consumir produtos e serviços.

E para a empresa isso é excelente, pois permite o investimento no chamado marketing verde para atrair esse tipo de cliente.

Negócios que investem em energia limpa e renovável também têm suas marcas valorizadas no mercado – além da valorização do próprio imóvel onde o sistema está instalado.

Além disso, a chamada energia verde também ajuda na criação de um ambiente voltado à uma cultura de inovação e preservação, já que insere todos os colaboradores em uma corporação que preza por uma produção equilibrada e com recursos naturais limpos.

E então? O que você achou de todos esses motivos? No próximo post, vamos explicar qual é a potência necessária para que a energia solar funcione bem em sua empresa.