Buscar

O que é necessário para instalar um sistema de energia solar?


Se você pretende se tornar adepto da energia verde em sua casa ou empresa, existem alguns detalhes importantes dos quais você deve ter conhecimento antes de instalar um sistema de energia solar. Por isso, preparamos um guia completo para você!

Verifique se você tem área suficiente para instalar um sistema de energia solar

Geralmente sistemas de energia solar são instalados nos telhados ou lajes de casas e empresas, portanto, verifique se você tem área o suficiente para comportar a quantidade de painéis necessárias. Para saber mais ou menos a quantidade necessária de painéis, você pode acessar nosso instagram (@reevisaenergia) e se basear em projetos parecidos com o que você deseja instalar, ou, para ter mais precisão, entre em contato com a gente e solicite nosso auxílio!

Tamanho e eficiência dos painéis

Existem dois tamanhos principais de painéis: os que variam de 270 à 290Watts, possuem 60 células e medem 1,66 cm x 99 cm e os painéis que variam de 330 à 375Watts, que possuem 72 células e medem 1,98 cm x 99 cm. Ambos têm de 4 a 5cm de profundidade.

A variação de potência está relacionada à eficiência das células, que quanto mais eficientes mais irão gerar energia por m². Caso você não tenha muito espaço disponível, é interessante optar pelos painéis mais eficientes para ter um aproveitamento melhor da área.

Leve a posição do seu telhado em consideração

Se a sua casa ou empresa já foi construída, é difícil alterar o ângulo do telhado para a instalação do sistema de energia solar, porém, se você ainda vai construir, pode considerar esse fator na hora de projetar sua construção.

O melhor ângulo para a captura da energia solar é face norte, com o grau de inclinação igual ao da latitude do local.

Mas se o seu telhado não for exatamente perfeito, não se preocupe! A perda de captação é pequena e não irá te prejudicar, o importante é sempre instalar os painéis virados para o lado onde eles irão receber a maior quantidade de luz solar direta (ou seja: nada de sombras!) durante o dia.

E falando de telhados, é importante lembrar de sempre ter eletrodutos disponíveis e exclusivos para ligar os painéis aos inversores (iremos falar dele nos próximos tópicos).

Confira se a estrutura da sua construção suportará o peso

Os painéis de energia solar costumam ser leves, porém, nem todos os telhados e lajes estão preparados para receber uma carga extra de peso. Se esse for o caso, será necessário reforçar a estrutura onde os painéis serão instalados. A média de carga adicionada é de 15 kg/m².

Existe um acréscimo de 70 kg/m² no caso de sistemas instalados diretamente no chão, estruturas muito altas ou suportes elevados, para que a estrutura fique resistente contra o vento, que pode chegar a até 150 km/h.

Local de instalação do inversor

O inversor é o aparelho responsável pela conversão da energia solar, que é captada em forma de corrente contínua (CC) para energia elétrica com corrente alternada (CA) para que a mesma possa então ser consumida. Além disso, é ele o responsável pela segurança do sistema e pela mensuração da energia produzida por todo o sistema.

Por serem equipamentos eletrônicos, é recomendado que seja instalado longe de umidade, luz solar direta, vento e temperaturas extremas. Também é importante que o mesmo seja instalado perto do quadro de distribuição de energia.

Os inversores domésticos medem em média de 70 cm x 50 cm à 80 cm x 55 cm, com 25cm de profundidade.

Já os inversores maiores, para grandes sistemas, ocupam bem mais espaço e existe a possibilidade de utilizar um grande inversor central ou distribuir vários inversores pequenos por toda a construção. A quantidade e tamanho desses depende diretamente do tamanho do sistema instalado.

Contrate uma empresa de confiança

Todos as dicas que demos são importante para que você consiga planejar seu sistema com antecedência, porém empresas de confiança como a Reevisa irão te auxiliar no processo completo para garantir a eficiência do projeto e consequentemente a sua satisfação com o mesmo.

#Investimento #EnergiaSolar

147 visualizações
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar