Buscar

A origem da Energia Solar


Hoje está cada vez mais fácil ter acesso à energia solar, seja em aparelhos eletrônicos que utilizam o sol como fonte de energia para recarga, casas sustentáveis ou em grandes construções que utilizam os painéis solares para captação de energia. Mas vocês já parou para pensar em como descobriram que o sol poderia servir como fonte de energia sustentável? Hoje iremos te contar a história da origem da energia solar.

O início de tudo

Há muitos e muitos anos atrás, no período paleolítico, o sol já era utilizado como energia, mas de forma rudimentar. O sol era uma das principais ferramentas para obter fogo, que era utilizado para cozinhar alimentos, para iluminação, aquecimento e até mesmo para espantar animais perigosos e defender-se de ataques de predadores.

Desde então, o fogo se tornou essencial para a vida humana. Com a evolução do homem primitivo, novas descobertas foram feitas, tanto em relação ao fogo quando ao sol, como é o caso da energia solar.

A descoberta do efeito fotovoltaico

Em 1839, um físico francês chamado Alexandre Edmond Becquerel realizou experiências electroquímicas com a finalidade de observar e estudar o paramagnetismo do oxigênio líquido. Durante a execução de tais experimentos, Becquerel pode perceber que a exposição à luz sob eletrodos de platina ou prata, geravam um efeito fotoelétrico. Esse foi o princípio da origem da energia solar.

O efeito fotoelétrico nada mais é do que a reação entre duas partes de materiais diferentes que estão expostos à luz, produzindo assim uma corrente elétrica. Ou seja, o efeito fotovoltaico converte a corrente elétrica gerada pela energia solar em energia elétrica, através de células fotovoltaicas.

No início acreditava-se que a energia solar seria de acesso restrito a cientistas e pesquisadores da área, pois o custo de produção era altíssimo e além disso, também acreditava-se que a energia captada não seria utilizada para nada, pois ainda não haviam descoberto uma forma de convertê-la para eletricidade.

A evolução da energia solar

Os experimentos práticos realizados não eram o suficiente para comprovar a existência e a eficácia do efeito fotovoltaico, e por esse motivo, em meados de 1905, Albert Einsten desenvolveu uma teoria que explicava e comprovava de fato tais efeitos.

O artigo publicado em 1905 por Einsten foi reconhecido pelo Instituto Nobel apenas em 1921 e então o físico recebeu o prêmio por ter explicado o efeito fotoelétrico.

A teoria criada por Einsten possibilitou a evolução da captação da energia solar e consequentemente auxiliou no desenvolvimento de diversas tecnologias atuais, como por exemplo, os painéis fotovoltaicos.

Apesar de todas as descobertas e estudos realizados, a primeira célula fotovoltaica que foi capaz de captar energia o suficiente para abastecer uma aparelho eletrônico foi fabricada apenas em 1954, por Calvin Fuller, um físico que também estudava o efeito fotovoltaico. Já o primeiro primeiro uso prático de um painel fotovoltaico foi em 1954 em um satélite da NASA, chamado Vanguard. A partir daí, o uso de painéis fotovoltaicos foi crescendo cada vez mais e é comum que satélites utilizam os painéis como fonte única ou principal para captação de energia.

A energia solar hoje

Com todos os avanços que aconteceram desde a origem da energia solar até hoje, esse tipo de energia é cada vez mais comum em empresas, comércios, casas e até em aparelhos eletrônicos. Essa fonte de energia limpa e sustentável traz diversas vantagens econômicas e benefícios para o meio-ambiente.

Infelizmente a sociedade ainda não se encontra no ápice da energia solar, porém, estamos caminhando nessa direção. O mercado de energia solar sofreu quedas bruscas em relação aos preços dos equipamentos, resultando em mais facilidade para a instalação dos mesmos.

#EnergiaSolar

64 visualizações
NOSSOS
TELEFONES

(48) 3626-8572

(48) 9 9104-1088

NOSSAS UNIDADES

Matriz Tubarão/SC: BR 101, Km 332

Filial Sombrio/SC: R. Padre João Reitz, n° 700

Filial Campo Bom/RS: Av. Carlos Strassburger, n° 5796

DE SEGUNDA
À SEXTA

08:00 às 12:00

13:30 às 18:00

SIGA-NOS
NOSSOS SERVIÇOS
ENCONTRE-NOS

Nossa matriz fica localizada nas margens da BR-101.

Rua Amarildo José da Rosa, 1830, Revoredo, Tubarão - SC, 88704-460

Nossas filiais estão localizadas nas cidades de Sombrio/SC e Campo Bom/RS.

 

PARCEIROS

© 2020 Reevisa Energia Solar